NOTÍCIAS
VMAX Telecom expande rede de fibra ótica para suportar crescimento
Por: Roberta Prescott - 29/01/2020

A VMAX Telecom, provedora de internet e de telefonia fixa que atua há 15 anos no interior de São Paulo, está expandindo sua atuação para Minas Gerais, após a aquisição, em meados de 2019, de uma participação de 50% em um provedor mineiro da cidade de Passos.

“A partir desta compra, tivemos acesso ao mercado do Sul de MG e também outros provedores locais, sabendo da nossa entrada em Minas, nos procuraram para firmar parceria, principalmente, interessados nos nossos serviços de STFC”, explicou Solange Menezes, diretora da VMAX Telecom, em entrevista à Abranet. A VMAX Telecom tem licença da Anatel para prover Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). “Este é um grande diferencial nosso no mercado”, acrescentou.

Após, em dezembro último, chegar ao interior de Minas Gerais levando uma infraestrutura de rede baseada em soluções de fibra óptica Furukawa, a empresa, agora, está trabalhando na expansão dos investimentos na rede para levar conexão banda larga fixa e telefonia fixa para as outras localidades mineiras. 

Com sede em Itatiba, a VMAX Telecom atualmente atende usuários em 15 cidades do interior paulista, entre elas, Jundiaí, Campinas, Valinhos, Paulínia, Atibaia, Nazaré Paulista e Jacareí. Segundo Solange Menezes, mais de 90% da rede que cobre esses municípios é baseada em fibra óptica (a provedora começou utilizando tecnologia de rádio, ainda disponível em algumas localidades). 

“Hoje já estamos com a rede em fibra ótica, incluindo locais remotos. Estimo que 5% da rede seja em rádio, para lugares muito longe. Mas chegamos, por exemplo, a puxar fibra ótica para um bairro de condomínios que está a 18 quilômetros afastado do centro, na zona rural de Itatiba. Temos outro caso deste em Atibaia”, contou.  

Depois de adquirir participação no provedor de Passos, a VMAX inaugurou uma filial em Minas Gerais e já iniciou a oferta de serviços de internet e telefonia. “Em janeiro, estamos ampliando a nossa rede para atender mais cinco cidades em Minas Gerais, com telefonia e internet, em parceria com outros provedores regionais”, explicou a executiva.  A expansão também contará com o respaldo da parceria mantida com a Furukawa.  

O principal foco de atuação da VMAX é o mercado corporativo, mas a empresa também atende a residências em contratos com condomínios verticais ou horizontais, principalmente, para provimento de serviços de interfonia IP. “Fazemos inclusive projetos de condomínios em outras regiões e Estados. Nesses casos, fazemos parceria com provedores para assumir a rede”, explicou a diretora. 

Os planos para 2020 incluem crescimento em Minas Gerais e também na área onde já atua. “A região é ampla, grande; temos bastante áreas de exploração. Em MG, o foco é na telefonia STFC”, disse. Questionada se não sentiu a queda na procura por serviços de telefonia fixa, a diretora disse que houve retração, mas que a empresa sentiu bem menos do que os números divulgados apontam. “Fazemos muita implantação e principalmente portabilidade”, sinalizou. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
18/04/2024
09/04/2024
05/04/2024
04/04/2024
03/04/2024
02/04/2024
01/04/2024
26/03/2024
15/03/2024
12/03/2024


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital