Publicada em: 20/01/2022 às 14:33
Notícias


União Europeia quer um serviço DNS para chamar de seu
Da Redação da Abranet*

A União Europeia (UE) planeja construir uma ampla infraestrutura para serviço de DNS com objetivo de atender a todos os seus 27 estados membros. O serviço será disponibilizado gratuitamente às instituições do bloco econômico e ao público em geral. Batizado de DNS4EU, o serviço, hoje, está em fase de planejamento de projeto, e a UE procura parceiros para ajudar a construir a infraestrutura.

“A implantação do DNS4EU visa se contrapor a essa consolidação do mercado de DNS nas mãos de poucas empresas, uma vez que isso torna o processo de resolução vulnerável no caso de eventos significativos que afetam um grande provedor”, disseram autoridades envolvidas no projeto de infraestrutura DNS4EU ao site The Record, conforme reportagem do portal Ciso.Advisor.

As autoridades da UE disseram ainda que outros fatores também desempenharam um papel em sua decisão de construir o DNS4EU, incluindo segurança cibernética e privacidade de dados. Os servidores DNS, Domain Name System ou ainda Sistema de Nomes de Domínios, são os responsáveis por localizar e traduzir os endereços dos sites que digitamos nos navegadores em números IP.

Por padrão, é usado o serviço de DNS oferecido pelo provedor de acesso ou a empresa responsável por manter a nossa conexão funcionando, mas é possível optar por serviços que ofereçam mais performance e/ou segurança, como é o caso do OpenDNS e Google Public DNS, cuidada pela Level 3, que também tem o seu DNS próprio.


Powered by Publique!