Publicada em: 01/12/2020 às 08:13
Notícias


UIT: Casas nas áreas urbanas têm internet duas vezes mais veloz que na zona rural
Roberta Prescott

Embora praticamente todas as áreas urbanas do mundo sejam cobertas por uma rede de banda larga móvel, há ainda lacunas preocupantes na conectividade e no acesso à Internet nas áreas rurais, segundo apontou um novo relatório lançado hoje pela União Internacional de telecomunicações (UIT). O Measuring Digital Development: Facts and Figures 2020 aponta que a diferença na velocidade ficou ainda mais preocupante devido à crise da Covid-19.  

As lacunas de conectividade nas áreas rurais são maiores nos países menos desenvolvidos, onde 17% da população rural vive em áreas sem cobertura móvel e 19% da população rural é coberta apenas por uma rede 2G.

Além disso, de acordo com dados de 2019, globalmente cerca de 72% das famílias nas áreas urbanas têm acesso à Internet em casa, quase o dobro do que nas áreas rurais (38%).

“Por quanto tempo mais podemos tolerar a lacuna significativa na conectividade doméstica entre áreas urbanas e rurais?”, questionou, em nota, o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, fazendo referência à era do COVID-19, quando boa parte da população está trabalhando e estudando em casa. Ele ressaltou que esta edição do estudo deixa clara a mensagem clara de que acelerar a implantação de infraestrutura é uma das questões mais urgentes e definidoras de nosso tempo.

A pesquisa revelou que cerca de um quarto da população nos países menos desenvolvidos e nos países em desenvolvimento sem litoral e perto de 15% da população nos pequenos estados insulares em desenvolvimento não tem acesso a uma rede de banda larga móvel, ficando assim aquém da Meta de Desenvolvimento Sustentável 9.c de significativamente aumentar o acesso à tecnologia da informação e comunicação e se esforçar para fornecer acesso universal e acessível à Internet nos países menos desenvolvidos até 2020.

Acesse o estudo completo aqui 


Powered by Publique!