Publicada em: 05/10/2021 às 18:33
Notícias


Sistema Autônomo centralizado agravou o impacto da pane do Facebook
Ana Paula Lobo

A pane que deixou Facebook, WhatsApp e Instagram fora do ar por cerca de seis horas na segunda-feira, 4/10, se deu por um bug de software. Provavelmente, no software open source de virtualização de funções de rede usado pela rede social na SDN (Rede Definida por Software), explica o diretor de Serviços e Tecnologia do NIC.br, Frederico Neves.

Um outro problema - e esse preocupante - é que o Facebook centraliza todas as suas aplicações, entre elas o WhatsApp e o Instagram - em um único Sistema Autônomo (SA) 33934. Tecnicamente falando, um SA é uma coleção de prefixos de roteamento conectados por Protocolo Internet sob o controle de um ou mais operadores de rede que apresenta uma política comum e claramente definida de roteamento para a Internet. "O Facebook tem essa política. Se eles tivessem parte dos servidores DNS fora desse SA, a pane aconteceria, mas o efeito colateral poderia ser menor", relata Neves, do NIC.br.

Até então apontado como o vilão da pane, o DNS não teve responsabilidade alguma no processo. "Na verdade, não se conseguia chegar ao DNS, que apontava a falha", observa. "O Facebook é gestor do DNS, como também o é o Google. Como os servidores sumiram da Internet com a falha, acharam que era o DNS. Não foi", explica.

O problema foi na SDN(rede definida por software) que no caso do Facebook é open source."Ao que parece em caso de erro em uma configuração, não há na SDN (redes defindas por software)  uma função que permita retonrar à função anterior como os sistemas tradicionais de rede possuem", acrescenta Neves.

As instabilidades sentidas em redes de telecomunicações por usuários teriam sido provocadas porque elas não estavam provisionadas para enfrentar a pane do WhatsApp como meio de comunicação. "O consumidor ficou naquela de liga e desliga e passou a usar mais a voz e o próprio SMS. Isso cria uma rotina diferente na rede", destaca o diretor do NIC.br.

Frederico Neves faz questão de dizer que o bug do Facebook não foi um bug da Internet. "Todos os sites estavam funcionando. O e-mail ficou funcionando. Foi um problema específico do Facebook, que sofreu por suas práticas de uso de rede", relata. E apesar de WhatsApp e Instagram terem Sistemas Autônomos independentes, eles funcionam condicionados ao Facebook.

Então, se houver outro bug de software, eles vão parar. Questionado se o bug pode ter sido causado por um ataque hacker, o diretor do NIC.br minimizou. "Mais fácil ser uma configuração mal-feita, um bug do software determinado por um erro humano do que uma invasão propositada", completou.


Powered by Publique!