NOTÍCIAS
Redes privativas móveis impulsionam aplicações aprimoradas de IoT, IA e machine learning
Por: Roberta Prescott - 08/02/2023

“Redes privativas móveis representam novas receitas para os prestadoras de serviços de telecomunicações que vão além das redes”, disse Luciano Saboia, diretor para vertical de telecomunicações para a IDC América Latina, em apresentação para imprensa do Predictions Brazil 2023. Este tipo de oferta vem a reboque do desenvolvimento e da implantação das infraestruturas de 5G, que, como ele destacou, nunca antes uma nova geração de conectividade trouxe tanta expectativa de transformação para os negócios quanto a chegada do 5G.

Para a IDC, a combinação de redes móveis privadas 5G, IoT e multi-access edge Computing (MEC) trará grandes benefícios para as organizações que as implantarem, devido aos requisitos de segurança, confiabilidade e latência. De fato, espera-se que todo o ecossistema de tecnologia seja impactado, passando por operadoras de telecomunicações, OEMs de dispositivos, provedores de nuvem e de equipamentos de rede, desenvolvedores de software e aplicativos, até integradores.

Saboia salientou que as redes privativas móveis representam novas oportunidades de receitas para o setor de telecomunicações que vão além da conectividade e incluem cloud, segurança, armazenamento, gerenciamento e análise de dados, assim como outros serviços gerenciados necessários para aplicações mais complexas.

“As empresas estão planejando usar redes privativas móveis e estão determinando quais são os melhores modelos de negócios para isso. Esse é um desafio. Podemos observar o compartilhamento de receitas, assinaturas, diversos modelos e arranjos que vamos ver acontecer”, apontou. “O tema de redes móveis privativas se conecta com tema de internet das coisas, um mercado que deve chegar a R$ 11,2 bilhões em 2026, sendo que 38% vai para conectividade”, completou. 

Somado a isso, o especialista lembrou que a possibilidade de fatiamento da rede — networking slicing — aumenta ainda mais as possibilidades de uso e de modelos de negócios. “Pode-se prover uma fatia da rede para ser ‘pública’, destinada à conexão geral, e criar ofertas diferenciadas, dedicando espaço desta rede para uso das empresas. Isso vai potencializar a monetização dos investimentos e use cases”, detalhou.  

Determinar os melhores modelos de negócios será um desafio, que levará em conta o tipo de aplicação a que se destina. Já podemos observar o compartilhamento de receitas, assinaturas e pagamento somente pelo uso da rede em mercados maduros.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
20/03/2024
08/02/2024
31/01/2024
29/01/2024
17/07/2023
07/07/2023
03/07/2023
23/02/2023
08/02/2023
20/01/2023


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital