Publicada em: 27/07/2017 às 15:05
Notícias


Provedores Internet se unem à gestão pública e fomentam projetos de TIC em Guaíra, no Paraná
Ana Paula Lobo e Pedro Costa

Com pouco mais de 33 mil habitantes, Guaíra, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, priorizou o uso de TICs e criou um modelo de saúde digital, que está sendo replicado em outras cidades do Estado do Paraná. A informatização da saúde - além de trazer os servidores para o projeto, fez saltar o número de consultas de 85 mil/mês para 135 mil consultas/mês e trouxe benefícios financeiros à gestão pública.

"Com o serviço informatizado e funcionando, a prefeitura obteve verba do governo do Estado e, como identificamos os moradores de Guaíra, conseguimos verba federal para atender aos moradores do Paraguai, que vêm a nossa cidade para buscar atendimento gratuito de saúde", conta Benjamin Lemes Fernandes, coordenador de TI de Guaíra. Agora os planos são o de montar um datacenter próprio até o final do ano. "Vamos economizar R$ 1 milhão", aposta o especialista.

Guaíra também aposta no desenvolvimento interno de software. E o primeiro deles já chega para o cidadão: o software da capela mortuária, que permite identificar os mortos enterrados na cidade. Em telecomunicações, a cidade conta com três provedores Internet, que instalaram redes de fibra óptica e superaram os provedores Internet. O projeto digital de Guaíra foi reconhecido e premiado pela Rede Cidade Digital, durante o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense, no Paraná TIC, que acontece em Foz de Iguaçu. Assistam a entrevista com Benjamim Lemos Fernandes.


Powered by Publique!