Publicada em: 09/11/2022 às 16:55
Notícias


Provedores Internet são top 3 dos ataques cibernéticos
Da Redação da Abranet

Um novo levantamento sobre as tendências de ataques cibernéticos mostra que, nos meses de julho, agosto e setembro de 2022 o setor de Saúde foi o mais visado por ataques globais de ransomware. Os ataques cibernéticos em geral registraram aumento de 28% no mundo e de 37% no Brasil.

No caso da Saúde, uma em cada 42 organizações foi impactada por ransomware, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. A avaliação é de que os grupos de ransomware estão aumentando foco em grande parte nos hospitais devido à intensa pressão para atender às demandas de ransomware.

Os provedores de serviços de Internet foram o segundo grupo mais visado, sendo que 1 em cada 43 organizações foi impactada, uma queda de 25% na comparação anual. Em terceiro, o setor financeiro (1 em cada 49 organizações foi afetada por ransomware, um aumento de 17% em relação ao ano passado). O setor de varejo/atacado registrou o maior aumento ano a ano de ataques de ransomware, registrando o índice de 39% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

No geral, o número de ataques de ransomware caiu 8% em todo o mundo em comparação com o terceiro trimestre de 2021. Segundo os pesquisadores da Check Point Software, responsáveis pelo levantamentio, isso pode ser devido a uma mudança para métodos alternativos de ataque, como botnets e hacktivismo. No entanto, o ransomware continua a atrair a maior atenção do público e causar a maior interrupção.


Powered by Publique!