Publicada em: 22/06/2020 às 17:22
Notícias


PIX vai permitir saque de dinheiro nas redes de varejo
Da Redação da Abranet

O Banco Central (BC) vai permitir que os consumidores brasileiros saquem dinheiro das suas contas bancárias diretamente nas redes de varejo do comércio. A funcionalidade será lançada em novembro, junto com o sistema de pagamentos instantâneos do BC, o PIX. "O Pix permitirá o serviço de saque por meio da rede varejista", anunciou nesta segunda-feira, 22/06, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na abertura do Fórum de Pagamentos Instantâneos do BC. Segundo Roberto Campos, "as regras e os primeiros detalhamentos desse produto serão apresentados na próxima reunião do Fórum PIX, em agosto".

Campos Neto só adiantou, por sua vez, que essa medida pretende oferecer comodidade aos consumidores, que não vão mais precisar ir a uma agência ou a um terminal de autoatendimento bancário para sacar recursos das suas contas. Mas também reduzir o custo do transporte e a segurança do dinheiro em espécie.

"O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque. Além disso, tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário. Além de agregar conveniência aos consumidores, pode gerar negócios adicionais aos varejistas, e permite aos participantes do Pix novas possibilidades", encerrou Campos Neto.

O PIX teve a adesão de 980 instituições, entre bancos e fintechs. E Campos Neto fez um apelo: quem teve sua adesão indeferida, faça a verificação dos requisitos necessários e tentem voltar ao sistema a partir de 1 de dezembro.

"O Pix está entre os projetos mais importantes da pauta estratégica do BC, a Agenda BC#. Essa agenda visa a promover a democratização financeira por meio  da evolução tecnológica, tratando de questões estruturais do sistema financeiro e de pagamentos. A tecnologia proporciona essa capilaridade e versatilidade", pontuou. Com relação ao regulamento do PIX, o presidente do BC disse que ele será divulgado em julho.


Powered by Publique!