NOTÍCIAS
PIX: cadastramento de clientes dá a largada a partir do dia 05 de outubro
Por: Redação da Abranet - 02/10/2020

A partir de segunda-feira 5/10 os clientes interessados em usar o Pix, sistema de pagamentos instantâneos, poderão começar a cadastrar suas informações para aderir à nova solução. O PIX, que começará a funcionar para toda a população a partir de 16 de novembro, permitirá pagamentos e transferências de dinheiro durante 24 horas por dia, sete dias por semana, em até dez segundos.  

Para que as transações eletrônicas ocorram de forma simples e ágil, sem que o cliente tenha que passar todos os seus dados para o usuário que irá realizar a transferência, o PIX terá chaves de endereçamento para identificação de contas transacionais. Intitulada "chave PIX", o cadastramento será feito por meio de um "apelido" que será usado pelo cliente para identificar sua conta no sistema.

Mesmo antes da entrada em vigor, algumas instituições optaram por realizar um pré-cadastro da chave PIX com seus clientes e os bancos terão de confirmar com os usuários o efetivo cadastramento das chaves no PIX.

Para os usuários, o ícone do PIX estará dentro do aplicativo bancário e no internet banking do cliente, assim como já estão outras funcionalidades, como DOC e TED. A chave PIX vincula as informações básicas do usuário aos dados completos que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

Há quatro tipos de chaves que poderão ser usadas e cadastradas: número de CPF/CNPJ; endereço de e-mail; número do telefone celular; e EVP — uma sequência alfanumérica de 32 dígitos que, após solicitação do cliente ao seu banco, será enviada pelo Banco Central à instituição, e com ela será possível criar um QR Code.

Contudo, não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX. Neste caso, se usuário quiser o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação.

Além das chaves de endereçamento, o PIX também trará a experiência do QR Code que possuirá dois formatos. O estático poderá ser utilizado para transferências ou no comércio quando as informações para pagamentos não mudam, incluindo o valor do pagamento (por exemplo: um sorveteiro, em que o preço do picolé é o mesmo sempre). Já o dinâmico é para ser utilizado no comércio quando as informações para pagamentos mudam a cada momento (por exemplo: em um supermercado, quando o valor de cada compra é diferente).

Para Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN, o PIX é uma inovação que trará mais segurança e conveniência ao consumidor em suas transações financeiras, como já ocorreram com outras ferramentas, como tokenização, mobile banking e internet banking. em nota, ele destacou que o PIX irá aumentar a inclusão financeira no País, estimular a competitividade e aprimorar a eficiência no mercado de pagamentos. O acesso a serviços financeiros constitui um passo crucial para a inclusão social e para o combate à desigualdade no Brasil.  

Para aderir ao PIX, a Febraban apontou que os bancos brasileiros estão investindo recursos adicionais em infraestrutura, tecnologia e segurança para padronizar e organizar um sistema dentro um ambiente de comodidade e confiabilidade para o cliente. Segundo Isaac Sidney, as medidas são condizentes com os investimentos que o setor bancário vem fazendo em modernização tecnológica, da ordem de R$ 24,6 bilhões anuais.

Leandro Vilain, diretor-executivo de inovação, produtos e serviços bancários da FEBRABAN, também ressalta que a Federação é favorável a medidas que reduzam a necessidade de circulação de dinheiro em espécie, que somente de custo de logística totalizam cerca de R$ 10 bilhões ao ano. Vilain afirmou que a FEBRABAN e os bancos estão se preparando para esse novo modelo de negócios e com a expectativa de reduzir o custo de logística de numerário. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
12/03/2024
11/03/2024
07/03/2024
21/02/2024
30/01/2024
08/12/2023
04/12/2023
21/11/2023
17/11/2023
06/11/2023


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital