NOTÍCIAS
Mediação dos pais é tema do Dia da Internet Segura 2021
Por: Redação da Abranet - 08/02/2021

Em sua décima terceira edição em 2021, o Dia da Internet Segura no Brasil, pela primeira vez, ocorrerá em um formato totalmente remoto, trazendo debates com especialistas brasileiros e internacionais sobre temas que ganharam ainda mais relevância no cenário da pandemia Covid-19, como mediação parental e bem-estar no contexto digital.

O evento HUB do Dia da Internet Segura será realizado no dia 9 de fevereiro pela Safernet Brasil em conjunto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A programação do Safer Internet Day 2021 no País contará, ainda, com uma série de atividades durante a semana, além do lançamento de projetos que tratam do tema.

Durante o evento serão divulgados os indicadores de 2020 dos canais de denúncia (https://www.denuncie.org.br) e de ajuda (https://www.canaldeajuda.org.br) da Safernet Brasil, ajudando a contextualizar a importância desse debate no país. 

Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil, avalia que a pandemia provocou mudanças abruptas na rotina das crianças e das famílias, com a Internet assumindo um papel central. Segundo ele, refletir sobre os impactos das mudanças e apontar os caminhos possíveis para garantir o bem estar e o uso seguro e saudável das tecnologias é um dos objetivos do evento.

Pela primeira vez falando ao Brasil, a pesquisadora e educadora Alicia Blum-Ross, coautora do best-seller 'Parenting For a Digital Future: How Hopes and Fears about Technology Shape Children's Lives' (Oxford 2020, sem tradução) abrirá o evento. Também estão na programação do evento hub Amanda Third, professora do Institute for Culture and Society da Western Sydney University, Austrália, co-autora do Comentário Geral sobre os direitos da criança em relação ao ambiente digital, da Convenção Sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas; Ranjana Khumani, PhD em Ciência Política e diretora do Centre For Social Research (CSR), da Índia; e Janice Richardson, criadora do Safer Internet Day na Europa, referência global em proteção on-line de crianças e coordenadora da rede Insafe por uma década.

Além da abertura, serão quatro painéis ao longo de todo o dia 9 de fevereiro serão transmitidos ao vivo e com tradução simultânea, com representantes dos setores público e privado, membros da academia e da sociedade civil. A criadora de conteúdo digital de educação, Débora Aladim, é um dos destaques no painel sobre cidadania digital nas novas rotinas no ensino híbrido.

O Dia da Internet Segura marcará ainda o lançamento do Guia de Segurança para Pais do Instagram, da campanha do TikTok #UmLugarParaVocê, do novo módulo sobre bem-estar no curso EAD "Educando para boas escolhas on-line", criado pela SaferNet com apoio do Google, e da plataforma digital 'Pode Falar', do UNICEF Brasil.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
06/02/2024
27/11/2023
15/08/2023
15/08/2023
01/08/2023
28/07/2023
28/02/2023
14/02/2023
27/01/2023
29/11/2022


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital