Publicada em: 13/07/2022 às 17:35
Notícias


Inatel abre nova turma para capacitação de ISPs em segurança cibernética para redes 5G
Da Redação da Abranet

O Centro de Segurança Cibernética do Inatel terá um novo curso gratuito de capacitação de empresas de Internet em segurança cibernética para redes 5G. As aulas começam no dia 18 de julho, e há vagas disponíveis. A primeira turma capacitada foi treinada em junho, depois de 32 horas de curso.

Entre os alunos da primeira turma estão profissionais de empresas responsáveis pela implementação da rede 5G. "Recebemos muito conhecimento e vamos levar muito conteúdo que vai nos ajudar nas tomadas de decisões focadas na segurança da rede de quinta geração", afirmou Julian Eble, gerente de operações da Unifique Telecom, que atua nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e integra o consórcio que participou do leilão 5G realizado pelo governo federal e arrematou o lote referente a região Sul do Brasil.

A capacitação conta com o apoio da Huawei, Sikur e Security Design Lab do IMREDD, também parceiros do CxSC. "A parceria foi fundamental para aumentar a qualidade do curso e para cumprirmos com o nosso objetivo de levar conhecimentos relevantes para os ISPs nacionais sobre telecomunicações, redes 5G e, principalmente, sobre os aspectos que permeiam a segurança cibernética dessas redes de nova geração. Com esses conhecimentos, acredito que os ISPs estarão mais preparados para enfrentar os novos desafios de levar, de forma segura, acesso 5G a todos os cantos do nosso país", afirma o coordenador adjunto do CxSC, professor Guilherme Aquino.

Segundo o diretor de Soluções de Cibersegurança da Huawei, Marcelo Motta, "cibersegurança é um dos alicerces do mundo digital, o que inclui a segurança das redes 5G. A iniciativa do CxSC Inatel conta com todo nosso apoio, contribui para a capacitação profissional do setor e na construção de redes mais seguras, prioridade e responsabilidade da Huawei como grande parceiro das operadoras de telecomunicações do país". Os interessados em participar dos próximos cursos devem enviar um e-mail para cxsc@inatel.br.  


Powered by Publique!