As empresas de TI no Brasil estão na jornada de recuperação, segundo apontou o estudo IDC WW COVID-19 - Impact on IT Spending Survey, realizado em junho e atualizado em setembro de 2020. O documento revela a opinião, os investimentos e os sentimentos de organizações no mundo todo, inclusive algumas do Brasil. De acordo com Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria em Enterprise da IDC Brasil, na jornada para a recuperação, há um cenário mais otimista dentro das empresas. Em junho, 48% estavam em crise. Em setembro, este número caiu para 14% e a quantidade de empresas que pretendem manter ou ampliar seus investimentos em TI é significativa, mostrando uma perspectiva de mercado positiva.
Segundo a IDC, 42% das empresas disseram que seu orçamento para o próximo ano será maior do que o previsto antes da pandemia, 22% permanecem com o previsto e 36% disseram que os orçamentos devem ser menores em 2021. A infraestrutura de TI teve de ser reavaliada durante a crise sanitária e nuvem se tornou um importante elemento habilitador para impulsionar a inovação em uma economia cada vez mais digital.
Além de cloud, analytics e segurança também auxiliam na recuperação e, diz a IDC, vão puxar o mercado de TI para cima em 2021. Segundo o estudo da IDC, os gastos com TI em um cenário pré-covid 19 estavam em alta de 6%. Agora, o número cai para 2,8%, mas, ainda assim, indica que as empresas continuarão investindo. Para 2021, a previsão antes da pandemia era superior a 9% e, agora, passa a ser 6,8%.
Em IaaS, diz Luciano Ramos, as projeções apontavam um crescimento de 38,8% nos gastos. No cenário pós-pandemia, os investimentos nesse segmento crescem um pouco menos, perto de 26,9%. Serviços gerenciados e de suporte ainda receberão investimentos, mesmo que baixos, ao contrário de servidores e armazenamento que mesmo antes da pandemia já apresentavam retração.
A recomendação da IDC no curto prazo é que as empresas invistam em tecnologias que tornem os negócios mais resilientes, como inteligência artificial e automação, e mantenham a TI próxima de todas as áreas de negócios. Além disso, que ofereçam maior flexibilidade da TI, expandam o autosserviço e adaptem os serviços para atender a demanda e necessidade atuais, mantendo um processo de melhoria constante.
O gerente de pesquisa da IDC Brasil ainda chama a atenção para a importância da criação e atualização dos planos de contingência para as equipes de TI, que também foram impactadas.
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