Publicada em: 09/04/2021 às 10:11
Notícias


Huawei e SENAI se unem para formar profissionais para FTTH
Ana Paula Lobo

A Huawei quer ter 12 laboratórios de capacitação de mão de obra em funcionamento até julho, afirma o diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, Bruno Zitnick. A fabricante anunciou uma parceria com o SENAI para a instalação de laboratórios de capacitação de profissionais, para o nível técnico. A parceria envolve o Distrito Federal, Bahia e Tocantins.

Um dos principais objetivos dessa parceria é atender a demanda das empresas prestadoras de Internet, que sofrem com a dificuldade de contratar mão de obra para a expansão dos seus negócios.
"São os ISPs que estão levando a banda larga para o interior do país. Dados dão conta que 82% das empresas têm dificuldade para ter mão de obra em FTTH, que é essencial não apenas para a banda larga, mas será também para o 5G", conta Bruno Zitnick.

As oportunidades no curso técnico, adiciona o executivo da Huawei Brasil, são voltadas para quase 15 milhões de NEM-NEM - jovens adultos que nem trabalham e nem estudam. "É uma oportunidade de estudar, se capacitar e arrumar um emprego. Há demanda e muita por mão de obra", sustenta Bruno Zitnick.

Para incentivar a participação desses jovens, as primeiras turmas dos laboratórios FTTH na Bahia, Tocantins e Distrito Federal, com 20 alunos cada, e o curso 5G - Indústria de Aplicações terão inscrições gratuitas. Depois, a precificação ficará sob a responsabilidade dos parceiros - as instituições de ensino. A meta é formar até 2200 profissionais até dezembro, apenas nos laboratórios já instalados.

Uma pesquisa de mercado realizada pela Teleco mostra que 62% das empresas provedoras de internet enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados para instalação de fibra óptica. As regiões Norte e Nordeste são as regiões com maior deficiência. Ainda de acordo com o estudo, 81% das ISPs possuem equipes próprias, ou seja, necessitam investir na qualificação dos profissionais por não encontrarem no mercado.


Powered by Publique!