Publicada em: 25/10/2022 às 11:56
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Falta de componentes e crise econômica afetam mercado de wearables
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Os seis primeiros meses deste ano foram de queda nas vendas de dispositivos vestíveis, sendo 19,7% no 1º tri e 14,2% no 2º trimestre, em relação ao mesmo período de 2021, segundo revelou a IDC. Nos três primeiros meses de 2022 foram vendidos 1,32 milhão de unidades e, nos meses de abril, maio e junho, foram 1,38 milhão, entre smartwatches, fitbands, basic watches, basic earwears, basic tethered e fones de ouvido truly wireless com alguma conexão com a internet ou função inteligente. Os dados fazem parte dos estudos IDC Tracker Brazil Wearables Q1 2022 e Q2 2022, realizados pela IDC Brasil. 

Em nota à imprensa, Andréia Chopra, analista de pesquisa e consultoria de consumer devices da IDC Brasil, disse que, no primeiro trimestre de 2022, o mercado de wearables foi fortemente impactado pelo lockdown na China. Ela explicou que, com a consequente escassez de componentes, os fabricantes decidiram priorizar a produção de itens classificados como essenciais, como smartphones, por exemplo, diminuindo a oferta de vestíveis. Além da baixa produção, o alto custo do frete e a condição econômica da população brasileira contribuíram para uma redução desse mercado e os resultados foram abaixo do esperado, explicou.

No entanto, Chopra disse que a recuperação começou no 2º trimestre. Mesmo sob os efeitos da crise dos componentes, da variação cambial e do alto custo do transporte, houve um crescimento de 4% em relação ao 1º tri de 2022, apesar da queda de 14,2% ano a ano, segundo afirmou em nota.

Para a analista da IDC Brasil, as altas taxas de juros, a inflação e as constantes variações cambiais afetaram não somente a capacidade de pagamento do consumidor como também o custo para o varejo. Chopra justificou que o consumidor acaba priorizando os itens essenciais e aqueles que cabem em seu orçamento. 

No 1º trimestre de 2022, segundo estudo da IDC Brasil, foram vendidos 1.325.974 dispositivos vestíveis, sendo 140.627 fitbands; 165.068 smartwatches, 105.159 basic watches, 208.651 fones de ouvido truly wireless com alguma conexão com a internet ou função inteligente, 364.700 basic earwears e 341.769 basic tethered. Os smartwatches registraram aumento de 55,2%, e os demais dispositivos tiveram queda de 43,7% (fitbands), 49,8% (basic watches), 47,3% (fones de ouvido truly wireless), 6,4% (basic earwears) e 1,4% (basic tethred), em relação ao 1º trimestre de 2021.

Quase a metade (573.993) foi comercializada no grey market, baixa de 30,9% ano a ano. A queda reflete o cenário econômico brasileiro que dificulta as vendas de itens considerados acessórios, além do esforço da indústria e de associações para conscientizar o consumidor sobre os riscos de adquirir produtos sem nota fiscal e garantia e pagar caro por isso. Nos três primeiros meses de 2022, o ticket médio dos basic wearables, por exemplo, foi de R$900 no grey market e R$977 no mercado oficial, e dos fones de ouvido truly wireless de R$732 no cinza e R$758 no oficial. 

A receita do mercado total de wearables (cinza + oficial) no primeiro trimestre de 2022 somou R$1,2 bilhão, 11,26% maior do que no mesmo período de 2021.

No 2º trimestre de 2022, segundo estudo da IDC Brasil, foram vendidas 1.378.799 unidades de dispositivos vestíveis, sendo 183.950 smartwatches, 160.528 fitbands, 118.259 basic watches, 228.953 fones de ouvido truly wireless com alguma conexão com a internet ou função inteligente, 364.064 basic earwears e 323.045 basic tethered. As vendas de smartwatches cresceram 51,4%, enquanto os demais dispositivos sofreram quedas de 25,3% (fitbands), 21,1% (basic watches), 31,7% (fones de ouvido truly wireless); 9,1 % (basic earwears) e 16% (basic tethred), em relação ao mesmo período de 2021.

As receitas no 2º tri alcançaram R$ 1,1 bilhão e foram 1.5% maior que no mesmo período em 2021.

No período, o mercado cinza apresentou uma queda de 32% em relação ao 2º trimestre de 2021. Do total de unidades vendidas, 507.513 unidades foram comercializadas pelo grey market.

No segundo trimestre, o ticket médio no mercado oficial dos basic wearables ficou em torno de R$936; o valor médio dos smart wearables foi de R$3.496 e dos fones de ouvido truly wireless de R$712. Já no grey market o ticket médio dos basic wearables ficou em R$ 854; os smart wearables em R$ 3.860 e os truly wireless em R$ 688.


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