Publicada em: 10/02/2022 às 07:22
Notícias


Dispositivos, dados móveis, 5G e nuvem puxam expectativa de crescimento de 8,2% de TIC no Brasil
Roberta Prescott

O setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) deve crescer 8,2% em 2022 no Brasil, segundo apontou a IDC, ao apresentar à imprensa a edição deste ano do estudo IDC Predictions Brazil que aponta tendências e movimentos desses segmentos. 

A consultoria prevê crescimento de 10,6% em 2022 para o segmento de TI, um aumento que será impulsionado pelo comportamento do segmento de dispositivos como serviços. Em telecom, o continuado avanço dos dados móveis e a expectativa sobre os impactos do 5G puxam o crescimento de 4,0% previsto para este ano. E, no que toca a TI corporativa, a nuvem segue em alta. O avanço de cloud somado à retomada do mercado de serviços de TI e à boa perspectiva para o mercado de software resultam na previsão de 8,9% de crescimento.

De acordo com IDC, as principais iniciativas estratégicas que direcionarão os gastos de TI em 2022 são: produtividade e controle de custos, customer experience, novos produtos e serviços, e atração e retenção de talentos. Para Denis Arcieri, country manager da IDC Brasil, a necessidade de gerar mais negócios está convidando as empresas a repensarem suas prioridades e, consecutivamente, aumentando a demanda por soluções de TI.

As expectativas de crescimento do mercado brasileiro de TIC em 2022 são as maiores dos últimos oito anos, mesmo diante de um cenário de crescimento econômico moderado na América Latina e em um período de eleições no nosso país, explicou ele. Na apresentação para imprensa, ele apresentou um gráfico no qual fica claro que o crescimento de TIC não acompanha o do PIB: eles vêm se  deslocando desde o início da pandemia. “Este deslocamento em relação ao PIB tem muito a ver com TI tendo protagonismo dentro das companhias, com investimentos em digitalização, canais digitais”, explicou Arcieri.


Powered by Publique!