Publicada em: 15/10/2018 às 16:30
Notícias


Dados abertos abrem oportunidades para a mobilidade urbana
Roberta Prescott

Ao redor do mundo, o uso da tecnologia está mudando o modelo de transporte e a própria cultura da mobilidade urbana. Durante painel no Futurenet, evento da Abranet que ocorre nesta segunda-feira (15/10) na Futurecom 2018, Sergio Avelleda, diretor global de mobilidade urbana da WRI Brasil, explicou que, ao abrir seus dados, as cidades contribuem para o desenvolvimento de soluções de transporte. “Os órgãos públicos precisam abrir e compartilhar os dados. São Paulo fez isto e é possível pegar os dados e desenvolver o aplicativo que quiser”, disse.

Ao comentar o tema em entrevista à Abranet, Avelleda exemplificou que, na cidade de São Paulo, o fato de os ônibus contarem com GPS e de os dados serem abertos possibilitou o surgimento de uma série de aplicativos e serviços. “[Com os dados abertos], várias empresas podem criar em condições de igualdade de posições. E aí temos toda criatividade, empreendedorismo e capacidade do setor privado se valendo dos dados públicos para melhorar a qualidade do serviço e o acesso a ele”, afirmou.

Para Avelleda, as tendências na área de mobilidade urbana incluem ter cada vez mais pessoas deixando de serem donas de carros para serem usuárias de automóveis, aumento de bicicletas compartilhadas, principalmente, nos serviços que ajudam as pessoas a fazerem de bike na “a última milha”, eletrificação e automatização dos carros e transporte público mais confiável, porque se têm disponíveis mais informações sobre ele. Assista à entrevista:


Powered by Publique!