Publicada em: 11/02/2021 às 12:35
Notícias


Covid-19 impulsionou o uso do cartão de crédito parcelado sem juros
Da Redação da Abranet*

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Internet (Abranet) à Datafolha mostra que a pandemia de Covid-19 mudou os hábitos de compra do consumidor brasileiro. O uso de meios digitais de pagamento, como cartão de crédito, cresceu em relação aos pagamentos com dinheiro ou cartão de débito, e o parcelamento das compras sem juros ganhou importância ainda maior, principalmente entre as classes mais baixas.

De acordo com o levantamento, 75% dos usuários de cartão de crédito responderam que têm o costume de fazer compras de produtos ou de serviços parceladas. O hábito é maior entre as mulheres - 78% - do que entre os homens - 71%.

A categoria de bens duráveis, como carros, móveis e eletrodomésticos, é a que apresenta a maior diferença entre o parcelamento habitual e as compras à vista. Somente 16% dos entrevistados afirmaram que têm condições de comprar um bem durável à vista. Para comprar roupas ou joias, 54% parcelam o valor no cartão de crédito. Já nas compras duráveis, essa porcentagem é de 39% e, nas farmácias, de 34%.

A pesquisa aponta que 73% dos entrevistados começaram a usar ou intensificaram o uso de formas de pagamentos digitais no último ano. A transferência entre contas também ganhou relevância para 33% e o boleto bancário para 29%, em detrimento ao dinheiro ou cartão de débito, que exigem a presença física do consumidor.

"No momento de crise em que vivemos, as vendas a prazo no cartão de crédito são fundamentais para estimular o consumo. Esta é uma realidade que já observávamos antes da pandemia, mas que se acentuou ao longo de 2020. Grande parte das pessoas simplesmente não tem condições de fazer compras à vista", afirma o presidente da Abranet, Eduardo Neger.

O Datafolha ouviu 840 pessoas, entre os dias 8 a 14 de dezembro, com 18 anos ou mais, integrantes de todas as classificações econômicas, que possuem um cartão de crédito. O levantamento foi o feito nas regiões metropolitanas 47%, cidades do interior 53% das cinco regiões do país.


Powered by Publique!