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Ceptro.br lança projeto para orientar e conscientizar usuários sobre o bom uso da Internet
Por: Redação da Abranet - 21/10/2020

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou, na quarta-feira 21/10, o projeto Cidadão na Rede, que tem o objetivo de difundir e incentivar boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet, alcançando o maior número possível de usuários. 

A iniciativa conta com animações curtas que explicam de maneira simples como usar a rede de forma correta e responsável, abrangendo questões técnicas e comportamentais, para que dicas importantes sejam transmitidas e compartilhadas pela rede. Os primeiros vídeos já estão disponíveis no portal http://cidadaonarede.nic.br/ e podem ser baixados e compartilhados por qualquer pessoa ou instituição em sítios web, redes sociais, mídia interna em condomínios e quaisquer outros meios de interesse.

Os vídeos abordam temas como criar boas senhas e gerenciá-las, autenticação em dois fatores, boatos na rede, uso de repetidores de Wi-Fi, cyberbullying, compras on-line, entre outros. Segundo a organização, são abordados assuntos do momento e dúvidas comuns entre os usuários de Internet, sempre trazendo uma dica prática sobre como cada um pode usar melhor a Internet, de forma mais completa, responsável e segura.

Em nota, o coordenador das iniciativas de disseminação de conhecimento do Ceptro/NIC.br e idealizador do projeto, Eduardo Barasal Morales, explicou que a ideia de desenvolver vídeos que esclareçam dúvidas e conceitos básicos sobre temas relevantes para o dia a dia na rede, e que despertem o interesse das pessoas, surgiu ao ver bons exemplos acontecendo em outros países. 

Segundo ele, o Cidadão na Rede tem o objetivo de levar informação útil sobre vários tópicos relacionados à Internet em uma linguagem de fácil entendimento para o maior número de pessoas para contribuir para um ambiente on-line cada vez melhor no Brasil.  

Para garantir que os vídeos atinjam o maior número possível de pessoas, a ideia do projeto é firmar parcerias com provedores de Internet e empresas que fornecem conteúdo televisivo para edifícios comerciais e residenciais. Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do Ceptro/NIC.br, explicou que foi planejado disponibilizar cerca de 20 vídeos neste ano.

O objetivo é ter o maior número possível de empresas e outras entidades abraçando o projeto, disse, detalhando que organizações interessadas poderão inserir suas logomarcas no material e distribuí-lo em seus canais de mídia, configurando assim oficialmente seu apoio. “Acreditamos que os provedores, as plataformas de distribuição de conteúdo em locais públicos e grandes empresas se interessarão pela iniciativa, assim como universidades, ONGs e entidades governamentais", completou Moreiras.  

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