NOTÍCIAS
Brasileiros acham tedioso atualizar dispositivos
Por: Redação da Abranet - 31/05/2021

Os brasileiros acham que atualizar dispositivos é uma tarefa tediosa e, por isso, adiam as atualizações. Foi isso que mostrou a Kaspersky, que, recentemente, lançou a campanha "Dor de Cabeça", na qual estuda o comportamento dos usuários durante a atualização de seus dispositivos.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança em abril, a instalação de novos recursos é uma tarefa considerada rotineira e tediosa para 42% dos brasileiros, que muitas vezes adiam as atualizações. O estudo global indica também que sete em cada dez usuários não consideram sequer assumir riscos ao optarem por realizar atualizações em uma data posterior.

A Kaspersky ressaltou que as atualizações são necessárias não só para acessar novas funcionalidades ou interfaces, mas também para ajudar a manter um alto nível de segurança dos dispositivos. Provedores testam os programas regularmente com o objetivo de encontrar possíveis vulnerabilidades que possam ser exploradas. A instalação de atualizações também é uma defesa eficaz contra ataques online.

Segundo o estudo da Kaspersky, os brasileiros são os que menos atualizam seus dispositivos em relação aos vizinhos da América Latina. O país campeão neste quesito é o Chile com 54%, seguido de Argentina (52%), Colômbia (52%), Peru (48%) e México (43%). Além disso, a pesquisa também revelou que no Brasil, estar ocupado no trabalho (33%), não querer parar de usar seu dispositivo naquele momento (23%) e não querer fechar o programa/aplicativo que está utilizado (20%) estão entre as razões mais citadas para o adiamento. Em geral, 71% dos brasileiros sequer enxergam riscos em postergar as atualizações.

Em nota, Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisa e análise da Kaspersky na América Latina, diz que os alertas para atualizar nossos dispositivos podem não vir em horários convenientes, mas é importante executar esta tarefa o mais rápido possível.

Ele lembrou que os exploits usam as vulnerabilidades em sistema operacionais e programas para obter acesso ilegal e privilégios para causar prejuízo às pessoas. Se não forem corrigidas, as vulnerabilidades podem permitir a instalação de vários tipos de malware com potencial de roubar dinheiro ou espionar a vítima. 

De acordo com o especialista, as vulnerabilidades são frequentemente descobertas. Portanto, disse o diretor, se o dispositivo não for atualizado por muito tempo, ele estará cada vez mais exposto a invasões. Os desenvolvedores corrigem estas vulnerabilidades com atualizações, mas, se elas não forem instaladas pelas pessoas, o sistema permanecerá vulnerável, alertou.  

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
04/04/2024
27/03/2024
25/03/2024
22/03/2024
26/02/2024
15/02/2024
06/02/2024
06/02/2024
06/02/2024
31/01/2024


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital