Publicada em: 14/03/2023 às 18:22
Notícias


Bancos digitais brasileiros se dizem imunes à derrocada do banco SDV nos EUA
Ana Paula Lobo

Os bancos digitais nacionais- Nubank, C6, Inter, Agibank, Original, PagBank e Neon - negaram ter qualquer exposição à quebra dos bancos norte-americanos SDV e Sgnitature Bank, conhecidos por financiarem startups. As instituições rejeitaram qualquer perigo por meio de comunicado aos clientes. O governo brasileiro sustenta que está trabalhando com o BC para avaliar o impacto da derrocada no sistema financeiro brasileiro. Mas o ministro da fazenda, Fernando Haddad, mesmo considerando 'grave' a situação, não acredita em efeito-dominó no pais.

A derrocada dos bancos, em especial do SDV, conhecido como o banco das startups, trouxe o medo mundial de uma crise no setor financeira semelhante à crise de 2008. O Governo dos Estados Unidos não teve outra opção que não assumir o prejuízo. Os correntistas até US$ 250 mil estão protegidos, mas 85% dos clientes da SDV estão fora desse patamar e ainda estão em risco. 

Maior colapso bancário dos Estados Unidos desde a quebra do Washington Mutual, em 2008, a falência do Sillicon Valley Bank (SVB) é consequência direta do aumento da taxa de juros no país e da desaceleração das companhias de tecnologia.  Pouco conhecido fora do círculo do Vale o Silício, o SDV foi criado em 1983 e passou a ter como principais clientes as empresas de tecnologia.

Assim, foi responsável por financiar quase metade das startups americanas tecnológicas e de saúde, conforme reportagens publicadas nos jornais americanos. Isso fez com que alcançasse US$ 209 bilhões em ativos totais, o que o colocava na 20ª colocação de maiores bancos dos Estados Unidos.

O resultado da derrocada do SBV não é boa para o mercado das startups no setor financeiro. Está acontecendo uma corrida de correntistas para os bancos mais tradicionais e esse pode ser o mais novo impacto ruim para as startups. Muitos clientes pediram transferência para bancos como JPMorgan Chase & Co JPM.N e Citigroup Inc C.N, segundo reportou o Financial Times, nesta terça-feira, 14/03. Os grandes bancos, entre eles, o Bank of America Corp BAC.N, tentam acomodar as solicitações de transferência tomando medidas extras para acelerar o processo normal de inscrição, entre outras medidas, adicionou a reportagem do FT.


Powered by Publique!