Publicada em: 24/01/2022 às 16:15
Notícias


Anatel apreendeu 3,3 milhões de equipamentos piratas em 2021
Da Redação da Abranet*

A Anatel apreendeu 3,39 milhões de equipamentos de telecomunicações irregulares ao longo de 2021. Segundo a agência, a venda ilegal desses dispositivos representaria R$ 394 milhões. Desde 2018, quando criou o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), a Anatel apreendeu, lacrou ou reteve 4,2 milhões de produtos de telecomunicações, no valor estimado de R$ 475,8 milhões.

Dos produtos retirados do mercado durante o ano passado, pouco mais de um milhão eram equipamentos de radiação restrita, como fones de ouvido, teclados sem fio, caixas de som, relógios inteligentes, mouse sem fio e microfones. Na sequência, ficaram os carregadores de baterias (951 mil) e as SmartTV Boxes (805 mil).

Do total de produtos retirados de circulação, 2,9 milhões estavam em portos, aeroportos, centros de distribuição dos Correios e couriers. Os números estão disponíveis no Dashboard PACP, que concentra os resultados das ações contra pirataria desenvolvidas pela Anatel.

O Plano de Ação de Combate à Pirataria foi criado em 2018 com o objetivo de fortalecer a atuação da Anatel no combate à comercialização e à utilização de equipamentos para telecomunicações sem homologação.

* Com informações da Anatel


Powered by Publique!