Publicada em: 29/07/2022 às 17:24
Notícias


Alerta para aumento de ataques DDoS contra empresas de Internet no Brasil
Da Redação da Abranet

Está acontecendo um elevado número de ataques DDoS sobre as redes dos provedores regionais de internet no Brasil, adverte a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT).

De acordo com a entidade, os incidentes cibernéticos têm se multiplicado ao longo dos últimos meses, com inúmeros relatos de ataques recorrentes nos estados do Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A Abrint está engajada com as autoridades competentes e provedores regionais para auxiliar nas investigações e garantir resolução célere sobre os fatos.

Com o grande avanço da conectividade e da multiplicação de dispositivos conectados nos últimos anos, é imperativa a necessidade de maior conscientização, capacitação e investimento em segurança cibernética no país. Além disso, reforça a importância de maior participação dos representantes das Prestadoras de Pequeno Porte (PPP) nos grupos de governança de segurança cibernética do Governo Federal.

A Abrint orienta a todos os provedores que identificarem ataques cibernéticos a suas redes e serviços que:

1. Registrem Boletim de Ocorrência em sua delegacia local, detalhando o ataque com as informações disponíveis (como horário, IP, porta e protocolo de Origem e Destino)

2. Preparem um relatório técnico detalhado do ataque, constando tudo que ajude a identificar a origem. Se houve contato com solicitação de valores para encerrar o ataque, é importante detalhar a forma de contato, valor cobrado, se foi pago e o modo de pagamento etc.

3. Compartilhe o relatório para que ele seja levado ao conhecimento das autoridades competentes, como Ministério da Justiça e ANATEL. Envie um e-mail para comunicacao@abrint.com.br com o título "Relatório de Ataque Cibernético".


Powered by Publique!