Publicada em: 10/11/2020 às 12:40
Notícias


Abranet completa 24 anos com empresas de internet sendo protagonistas na pandemia
Da Redação da Abranet*

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) completou 24 anos de existência no último sábado, 7 de novembro. Em e-mail aos associados, o presidente da associação, Eduardo Neger, afirmou que, em meio a uma pandemia, não poderia deixar de destacar a importância das empresas da cadeia de valor da internet brasileira, que, apesar dos desafios, tem sido resilientes e essenciais.

"O uso empresarial da internet no Brasil tem pouco mais de 24 anos, iniciado por um pequeno e visionário grupo de empreendedores. Os provedores de acesso e conteúdo enfrentaram grandes desafios ao apostar nesta nova plataforma de serviços. Alguns destes pioneiros da internet brasileira fundaram em 1996 uma entidade sem fins lucrativos para congregar suas demandas e fomentar o crescimento da nascente tecnologia em que apostavam. Assim nasceu a Abranet", escreveu. 

A história da Abranet se confunde com a história da internet no Brasil. "Em um tempo em que inovação ainda não era a palavra da moda, estes empresários tiveram que superar a limitada infraestrutura de telecomunicações do País e o ceticismo dos setores mais conservadores. Internet era um assunto que passava longe do interesse do cidadão comum, restrito a um seleto grupo de acadêmicos e entusiastas", apontou.

Hoje, as empresas da cadeia de valor da internet brasileira são protagonistas em áreas que vão muito além da conectividade: do comércio eletrônico à educação à distância, da agricultura de precisão aos meios de pagamento, da telemedicina ao entretenimento.

O ano de 2020 marca também os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. A última edição da revista Abranet fez uma retrospectiva das últimas 2,5 décadas e tratou de temas atuais, como a chegada do Pix, de Wi-Fi 6, a entrada em vigor da LGPD, a dinâmica e polêmica de white spaces, numeração para SCM, entre outros. 


Powered by Publique!