NOTÍCIAS
Abranet celebra Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação
Por: Redação da Abranet - 17/05/2023

A comemoração Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, celebrado em 17 de maio, se deve muito aos esforços das pequenas empresas operadoras de telecomunicações, destacou a Associação Brasileira de Internet, em nota ao mercado.

"Depois de se fazer presente nas grandes cidades, a internet brasileira cresce com rapidez e resiliência graças ao trabalho de milhares de pequenos operadores de telecomunicações que proveem a infraestrutura para os serviços de banda larga fixa em todas as cidades do País", apontou o comunicado.

Mas resta ainda o desafio de expandir a cobertura e qualidade dos serviços móveis, onde a competição trazida pelo espectro não licenciado, como no WiFi 6E, é insumo essencial para a expansão de toda cadeia de valor da internet brasileira, acrescentou.

Diante de sua representatividade em âmbito nacional, a Abranet vem colaborando com a Anatel no sentido de se expandir as aplicações do Wi-Fi 6E como uma faixa de frequência não licenciada para uso outdoor, aberta ao desenvolvimento de novas aplicações para provedores e usuários.

Confira a íntegra da nota: 

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

Comemoração da data no Brasil se deve muito aos esforços das pequenas empresas operadoras de telecomunicações

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, 17 de maio, pode ser cada vez mais comemorado no Brasil.

Depois de se fazer presente nas grandes cidades, a internet brasileira cresce com rapidez e resiliência graças ao trabalho de milhares de pequenos operadores de telecomunicações que proveem a infraestrutura para os serviços de banda larga fixa em todas as cidades do país.

De acordo com dados da Anatel, o Brasil fechou 2022 com 44,9 milhões de acessos de banda larga fixa. Deste total, 22,8 milhões eram contratos de prestadoras de pequeno porte, sendo 88,9% usando a tecnologia de fibra ótica.

Mas resta ainda o desafio de expandir a cobertura e qualidade dos serviços móveis, onde a competição trazida pelo espectro não licenciado, como no WiFi 6E, é insumo essencial para a expansão de toda cadeia de valor da internet brasileira.

Diante de sua representatividade em âmbito nacional, a Abranet vem colaborando com a Anatel no sentido de se expandir as aplicações do WiFi 6E como uma faixa de frequência não licenciada para uso outdoor, aberta ao desenvolvimento de novas aplicações para provedores e usuários.

Neste 17 de maio a Abranet faz um agradecimento especial aos pequenos operadores de telecomunicações e expressa a eles o reconhecimento de sua importância para a vida das pessoas, das empresas, das organizações em geral e do país.  

A diretoria da Abranet – Associação Brasileira de Internet

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
26/03/2024
12/03/2024
12/03/2024
12/03/2024
06/03/2024
05/03/2024
04/03/2024
01/03/2024
14/02/2024
06/02/2024


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital