NOTÍCIAS
Abranet: Real Digital fomenta digitalização do sistema financeiro
Por: Redação da Abranet - 06/03/2023

O Banco Central (BC) anunciou, nesta segunda (6/3), o início dos testes para o que será o Real Digital. Também revelou que escolheu a plataforma Ethereum, com o sistema cliente Hyperledger Besu, para rodar a CBDC brasileira. Diante do anúncio, a Associação Brasileira de Internet ressaltou que enxerga de forma positiva as diretrizes anunciadas pelo Banco Centro para o Real Digital.

"As diretrizes anunciadas nesta segunda-feira representam mais um passo do país rumo à digitalização do sistema financeiro e de pagamentos nacionais e transfronteiriços. A nossa expetativa é positiva para redução de custos de transação e aumento da disponibilidade dos sistemas, com benefícios aos usuários”, destacou Eduardo Neger, presidente da Abranet - leia nota na íntegra abaixo. 

Nesta fase de teste, o BC avaliará os benefícios da programabilidade oferecida por uma plataforma de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Tecnology - DLT) multiativo para operações com ativos tokenizados, dados os contornos legais de sigilo, proteção de dados e prevenção à lavagem de dinheiro. O teste será realizado em ambiente simulado, não envolvendo transações ou valores reais.

Serão simuladas transações com títulos públicos, com participação de alguns integrantes do sistema financeiro, para experimentar funcionamento, desenvolvimento, custos, segurança e mesmo a garantia da privacidade de dados. Essa fase vai até o final de 2024, a partir de quando o BC acredita alcançar maturidade suficiente para lançar o Real Digital para uso geral. Confira matéria sobre o lançamento do projeto piloto.

Confira abaixo a íntegra do comentário:

“A Abranet enxerga de forma positiva as diretrizes anunciadas pelo Banco Centro para o Real Digital. A associação é favorável ao desenvolvimento da moeda digital que está em consonância com as práticas em outras jurisdições e com a agenda de promoção da inovação financeira pelo Banco Central. As diretrizes anunciadas nesta segunda-feira representam mais um passo do país rumo à digitalização do sistema financeiro e de pagamentos nacionais e transfronteiriços. A nossa expetativa é positiva para redução de custos de transação e aumento da disponibilidade dos sistemas, com benefícios aos usuários”.

Eduardo Neger - Presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet) 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
12/03/2024
11/03/2024
07/03/2024
21/02/2024
30/01/2024
08/12/2023
04/12/2023
21/11/2023
17/11/2023
06/11/2023


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital