ARTIGOS
OTT é oportunidade para ISPs
Alexandre Viana *
04/12/2018

Os provedores de Internet devem olhar o mercado de serviços de vídeo sob demanda e streaming como uma oportunidade. A Internet criou infinitas possibilidade e também derrubou antigos líderes de mercado, como era a TV por assinatura há pouco tempo. O número de assinantes de TV paga vem caindo nos últimos anos e os serviços de OTT baseados na oferta de filmes, documentários, programas, entretenimento, esportes agora estão ganhando cada vez mais clientes.

O OTT é um canal digital de transmissão de áudio e vídeo que pode ser personalizado para cada cliente, de acordo com as suas preferências. O maior exemplo deste universo é o Netflix, que levou para a Internet um amplo catálogo de filmes e documentários para serem consumidos a qualquer hora, a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo, o chamado multi telas. O assinante usufrui da melhor qualidade de Vídeo On Demand, sempre disponível, enquanto visualiza toda a programação oferecida. Outros provedores de serviços já oferecem conteúdo de qualidade e a preços baixos.

E é exatamente a possibilidade de poder ver seu conteúdo preferido a qualquer hora, a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo que tem levado milhões de assinantes de TV paga a migrar para os serviços OTT.  Recente pesquisa Video Viewers 2018, encomendada pelo Google e conduzida pela Provokers, comprova esta preferência do assinante: o consumo online aumentou 135% em quatro anos, saindo de 8.1 horas semanais para as atuais 19 horas. No ano passado, o tempo médio gasto com vídeos na internet foi de 15,4 horas por semana. Dos entrevistados, 43% não possuem assinatura de TV paga. Em 2015, esse percentual foi de 34% (evoluindo para 36% e 40%, nos anos seguintes). Entre aqueles que hoje não acompanham a TV paga, 74% afirma não ter intenção de contratar este tipo de serviço. Três anos atrás, esse índice foi de 65%.

O estudo mostra claramente que o brasileiro está disposto a pagar por conteúdo diferenciado. Por esta razão, crescimento do streaming tem a ver com a queda da TV paga, que nos últimos vem perdendo assinantes para os serviços de OTT. Em pior situação está a TV aberta, que perde cada vez mais sua relevância e, por esta razão, vem investindo fortemente na oferta de serviços OTT, como é o caso da Rede Globo com o seu GloboPlay, e a Rede Record, com o seu PlayPlus.

Este novo cenário do mercado abre uma janela de oportunidade para os provedores de Internet, os ISPs.

Como os ISPs podem aderir ao OTT?

O primeiro passo é estudar as preferências do público local, conversar com os produtores locais de audiovisual e elaborar um catálogo de conteúdo diferenciado e exclusivo em suas cidades e estados. Segundo a Associação Brasileira de OTT – Abott's, entidade que reúne os produtores e distribuidores de conteúdo online, o primeiro passo para se colocar uma operação comercial de streaming saber qual é o conteúdo relevante a ser oferecido. Depois, buscar apoio profissional de empresas e profissionais que já atuam na oferta de tecnologias e serviços de consultoria, projeto e execução de uma operação de OTT. Conversar com empresas de mídias que já possuem OTT vale muito a pena justamente porque elas aprenderam com os erros e podem ajudar neste processo.

O Brasil é o 8º mercado de OTT do mundo, segundo recente pesquisa da consultora Frost & Sullivan, que aponta, ainda, que a demanda OTT deverá aumentar consideravelmente devido ao uso de novas tecnologias. Segundo a consultoria, há 5 anos, em 2013, a receita do mercado de vídeo OTT chegou a marca de US$ 96 milhões, sendo que a projeção é de chegar ao final de 2018 com US$ 783 milhões de faturamento. O mercado é promissor.

Os provedores de Internet podem participar deste mercado de OTT e acompanhar a evolução da experiência do seu cliente que já está na sua base. Em todo o país vários ISPs já estão movimentando e estudam criar serviços online exclusivos para a sua região. O mesmo está acontecendo com as afiliadas e repetidoras de sinal de TV e os produtores de audiovisual regionais independentes.

(*) Alexandre Viana é diretor da Comets Tecnologia, fornecedora da plataforma TV Na Nuvem, e diretor da Associação Brasileira de OTT – Abott's.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

VÍDEOS


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital