Publicada em: 08/03/2023 às 12:55
Artigos


O streaming é vital para os ISPs
Por Rafael Rodrigues*

Nos últimos anos, a tecnologia das telecomunicações evoluiu a passos largos e esse cenário de modernização fica cada vez mais evidente para a sociedade como um todo. A crescente popularidade do streaming de conteúdo, seja para entretenimento ou para educação, por exemplo, é uma prova disso. E do ponto de vista dos pequenos provedores de internet, essa tendência pode significar uma grande oportunidade de desenvolver potencial competitivo no mercado.

Hoje, as pessoas exigem experiências de streaming contínuas e ininterruptas, e essa mudança provocou uma revolução no setor de telecomunicações. A ascensão do streaming como alternativa viável de entretenimento criou oportunidades para que os ISPs se estabeleçam no mercado e ofereçam soluções inovadoras para atender às demandas de um público antenado em tecnologia. Sendo assim, é importante que os empreendedores desse setor tenham consciência de como a oferta de streaming pode ser determinante para o crescimento da empresa nesse momento.

Oferta de conteúdo é ponto vital para pequenos provedores

A oferta de conteúdo é um aspecto fundamental para pequenos provedores de internet. Ao oferecer uma ampla variedade de conteúdo para seus usuários, esses provedores são capazes de atrair e manter clientes leais, além de oferecer uma experiência única e satisfatória. Imagine uma situação em que você é um usuário de internet que busca acesso a um amplo leque de conteúdo. Você provavelmente escolherá o provedor que oferece a maior quantidade e variedade de conteúdo, certo? O mesmo raciocínio se aplica a muitos outros usuários de internet, o que torna a oferta de conteúdo tão importante para pequenos provedores.

Então, por que o streaming é uma opção tão atraente para pequenos ISPs? Essa é uma pergunta que tem ecoado no setor de telecomunicações. A resposta está em seu potencial de trazer tecnologia de ponta e conveniência para os clientes, criando uma nova era de conectividade que transcende fronteiras e fusos horários. Ao adotar a tendência de streaming e ofertar os conteúdos juntamente com o pacote de conexão, pequenos ISPs podem ficar à frente e oferecer a seus clientes o que há de melhor e mais recente em termos de serviços de Internet.

Ofertar o streaming como Serviço de Valor Agregado (SVA) também é interessante para os pequenos ISPs do ponto de vista das relações tributárias. Isso porque o SVA possui uma carga tributária consideravelmente menor – não havendo incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Portanto, estruturar a oferta do serviço de streaming como um pacote de serviços, em conjunto com serviços de internet, por exemplo, pode reduzir a carga tributária e preservar o fluxo de caixa do negócio, sempre dependendo do regime tributário.

Aqui, vale se informar e aprofundar para ter um planejamento de longo prazo, pois a tributação no Brasil envolve planejamento e detalhes sobre o que se quer oferecer, e de que forma, e este planejamento é fundamental para negócios que querem crescer e se perpetuar.

Streaming como estratégia de expansão da base de clientes

Em um mundo onde a demanda por entretenimento e informação em tempo real é cada vez maior, a oferta de streaming se tornou essencial para ampliar a base de clientes dos ISPs. As pessoas estão cada vez mais procurando por serviços de streaming de alta qualidade, que ofereçam um amplo leque de opções, desde filmes, séries, documentários e até programas ao vivo. E é justamente aí que os pequenos Provedores de Internet podem se destacar.

Ao oferecerem o streaming, esses provedores podem atrair novos clientes que procuram justamente por essa facilidade. Além disso, essa oferta também pode ajudar a aumentar a satisfação dos clientes já existentes, uma vez que eles terão acesso a um amplo leque de conteúdo de alta qualidade e, assim, poderão fazer com que esses consumidores recomendem a empresa a mais amigos e familiares, estimulando o crescimento da base de clientes e diminuindo inadimplência.

Disponibilizar conteúdo é uma estratégia importante para aumentar o ticket médio e a fidelização de seus clientes. Ao oferecer um serviço de streaming em conjunto com o pacote de Internet, por exemplo, o provedor se diferencia dos concorrentes, se protege na competição com as grandes empresas do ramo e atrai clientes que buscam por serviços de qualidade e diversidade de opções. Dessa forma, é possível aumentar o faturamento, uma vez que os serviços de streaming têm um valor agregado maior em relação ao serviço de Internet básico.

Resumindo, o streaming é uma alternativa extremamente atraente para os pequenos Provedores de Internet, pois oferece uma ampla variedade de conteúdo e uma experiência de usuário de alta qualidade, além de ser uma forma de garantir maior eficiência fiscal, se diferenciar dos concorrentes e ampliar sua base de clientes. Ao firmar parceria com plataformas de streaming e oferecer opções de conteúdo atualizadas e de alta qualidade, os Provedores de Internet podem se destacar e crescer em um mercado cada vez mais competitivo. Portanto, se trata de uma alternativa que certamente merece ser considerada pelos ISPs.

*Rafael Rodrigues é Managing Director da Celeti HUB, comunidade de provedores independentes, com foco na prestação de serviços de tecnologia, distribuição de streaming, compras, marketing e educação. O executivo é graduado pela FAAP, com especialização em Economia pela FIA e MBA em Gestão de Negócios e Inovação pela BI International.


Powered by Publique!