ARTIGOS
Empresas de Internet: Não desperdicem seus recursos
Por Eduardo Meirelles*
10/12/2019

Os Provedores de Serviços de Internet, conhecidos como ISPs, precisam desempenhar suas funções com máxima eficiência. Para que isto aconteça, é necessário que o provedor tenha uma infraestrutura adequada para ser útil e responsivo. Neste contexto, há alguns pontos que podem contribuir para o desperdício de recursos do ISP, que precisam ser identificados e corrigidos. Existe uma série de motivos pelos quais os provedores de acesso à internet podem desperdiçá-los. Entre os mais comuns se destacam:

Problemas de segurança do ISP, que podem ocasionar ataques e prejuízos;

Gastos excessivos com manutenção, regulação e atualização do sistema;

Falta de uma infraestrutura adequada que prejudica a eficiência do provedor com relação ao uso de seus recursos;

Uso de tecnologias defasadas com relação à responsividade do ISP, fazendo com que o provedor opere mais lentamente e não apresente a eficiência necessária.

Diante destes fatores, é fundamental haver a realização de um trabalho sério e competente, com foco no melhor desempenho do ISP. Para isto, contar com um serviço profissional e qualificado faz toda a diferença. Conhecer as principais causas de perda de recursos nos provedores é fundamental. E, além disto, também se torna necessário haver formas corrigir estes pontos de desperdício, de forma que:

Seja possível identificar e evitar pontos de gargalo que comprometem a velocidade e desempenho do provedor;

Haja um trabalho adequado de configuração dos dispositivos que estão associados ao funcionamento do ISP;

Um serviço eficaz de gerenciamento de downloads possa ser realizado, além de formas de manter o provedor sempre atualizado;

Possa haver também a garantia de uma rede segura e blindada de qualquer tipo de ameaça externa, que pode afetar negativamente o ISP.

Estas são medidas que fazem parte de qualquer política eficiente para reduzir o desperdício de recursos do provedor. Também é muito importante que haja um planejamento financeiro prévio com relação ao ISP, avaliando toda a relação custo-benefício de seu funcionamento.

Tendo em vista a importância que o acesso à internet oferecido por provedores tem para a maioria das pessoas, uma performance adequada faz toda a diferença. Assim sendo, além de contar com um trabalho em prol da rede ISP, outras medidas também são necessárias, como:

Garantia de que não haja subutilização das redes ISP, o que causa perda de recursos;

Um monitoramento eficaz para identificar qualquer anormalidade no comportamento da rede;

A execução de medidas que fortaleçam a conectividade do provedor de forma geral, sem falhas ou intermitências.

Tudo isto pode ser realizado de uma maneira simples e eficaz. Ao contar com uma empresa que seja especializada nesta área, é possível implementar estas e outras medidas que irão evitar o desperdício de recursos. Basta um planejamento prévio, com a análise correta de todas as variáveis que podem impactar o desempenho do provedor. Assim sendo, é importante ter todas estas orientações em mente, pois ajudarão a garantir sempre os melhores resultados.

*Eduardo Meirelles é Diretor Comercial da Everest Ridge. Experiência no mercado de telecomunicações desde o ano 2000, participou de cases para Brasil Telecom e Pão de Açúcar, entre outros. Possui vivência em trabalhos internacionais.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
18/03/2024
15/03/2024
15/03/2024
14/03/2024
05/03/2024
23/02/2024
19/02/2024
08/02/2024
01/02/2024
15/01/2024
VÍDEOS


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital