Publicada em: 15/09/2022 às 15:45
Artigos


Carreira em nuvem coloca colaboradores como protagonistas
Por Ricardo Kremer*

Nos últimos anos o mercado de trabalho passou por diversas mudanças, transformando o modo como as pessoas enxergam suas carreiras. Profissionais de todos os setores estão, cada vez mais, fugindo daquela trajetória tradicional, onde é preciso subir degrau por degrau para chegar à liderança. É o que chamamos de Carreira em Nuvem, tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, e que permite às pessoas serem protagonistas em suas carreiras.

O processo é simples! A teoria de Carreira em Nuvem implica em mais agilidade, integração e inovação. O termo se refere às mudanças estruturais na rotina de trabalho, especialmente em relação ao espaço físico, cada vez mais flexível, permitindo que o colaborador trabalhe onde se sentir mais à vontade. A prática vem impactando a relação de hierarquia e até mesmo nos modelos de remuneração.

Ao adotar esse sistema, a empresa cede certo protagonismo ao colaborador, que passará a atuar em grupos heterogêneos, resolvendo problemas ou até mesmo desenvolvendo novos produtos em conjunto com pessoas de diversos setores da organização. E por que apostar neste tipo de modelo? Uma pesquisa da Gartner aponta que 52% dos profissionais saíram da última empresa por não terem espaço para se desenvolverem profissionalmente de uma maneira mais flexível.

Mas a grande dificuldade para as empresas aplicarem tal conceito como direcionamento de carreira está justamente em um papel fundamental dentro de qualquer organização: a liderança. Em uma pesquisa da Global Human Capital Trends, da consultoria Deloitte, a habilidade dos profissionais de se adaptarem, requalificarem e assumirem novos papéis foi identificada como a mais importante para 72% dos executivos entrevistados; porém apenas 17% deles consideram que seus funcionários estão prontos para esse tipo de processo.

Acredito que o problema está mais na ponta de cá: líderes têm dificuldade em deixar seus colaboradores soltos para definirem seus próprios caminhos. E para dar maior liberdade nesse processo, que é novo para muitas empresas, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Papel da tecnologia na carreira em nuvem

A tecnologia se faz cada vez mais presente no mercado de trabalho, principalmente após a pandemia. Foi através dela que os líderes conseguiram seguir em contato com seus times, tendo a segurança de que o trabalho continuava sendo feito. Na Carreira em Nuvem, ela é capaz de transmitir essa mesma confiança. Atualmente já existem plataformas que dão autonomia aos colaboradores em relação a questões que vão além da gestão de férias e outras ações administrativas.

Hoje, a tecnologia também já viabiliza o match de colaboradores com oportunidades dentro das empresas, cruzando dados com o perfil dessas pessoas, visando inspirar e atrair esses talentos. Trabalhar essa questão é algo importantíssimo para reter talentos, especialmente em uma era onde os profissionais estão focados em ter novas experiências, aprendizado e crescimento contínuo no mercado de trabalho. Acredito que corporações que não seguirem essa preocupação, perderão seus melhores profissionais em um cenário de mercado cada vez mais competitivo e digital.

Aderir a esse tipo de tecnologia nos processos de rotina é um primeiro passo para começar a aplicar o modelo de Carreira em Nuvem. A matemática é simples: você dá liberdade apoiada em ferramentas que te darão um respaldo; o colaborador se sente no comando, o que o satisfaz; automaticamente ele começa a entregar mais. Todo mundo sabe que um profissional feliz é sinônimo de trabalho bem feito. Deixar que ele vá além do script tem que ser visto com bons olhos, mesmo quando isso significa que ele irá explorar novos horizontes. É mais vantajoso que esse local seja dentro da própria empresa, do que fora!

Ricardo Kremer é Head de Produto HCM na Senior Sistemas

 

...


Powered by Publique!