Por Gustavo Carvalho*
O PIX, em termos técnicos, possui protocolos de segurança. Mas isso, infelizmente, não impede a atuação de fraudadores com práticas criminosas. O que mais observamos hoje em dia é a aplicação de golpes, como o "PIX em dobro", fora do momento da transação.
Por Rodrigo Glauser*
Uma certeza com a adoção do novo meio de pagamentos nas corporações: Os ERPs serão modificados e terão de se adequar aos novos tempos.
Por Anna Luiza Pires e Albuquerque de Berredo, Cristiane Sanches e Rosana Muknicka*
Padecemos ainda de uma lógica de segmentação do mercado, das atividades de produção, programação, empacotamento e distribuição. Emerge, assim, a necessidade de rearranjo dos atuais modelos de negócios e das formas de relacionamento entre os elos dessa cadeia de valor.
Por José Cela*
É muito comum que empresas, como bancos, hospitais, veículos de comunicação e grandes companhias, utilizem sistemas de Comunicação Unificada (UCC), capazes de memorizar números de telefone fixo e móvel, endereços de e-mail e informações, como nome completo, cargo e departamento de atuação, nome da companhia onde trabalha, entre outros, desde clientes até funcionários e fornecedores. Esses dados precisam ser protegidos para não caírem em mãos erradas.
Por Beethovem Dias*
As APIs são invisíveis aos olhos do leigo, mas críticas para a economia digital. Quer as pessoas percebam ou não, seus Apps favoritos (Uber, Airbnb, PayPal, o Internet/Mobile Banking) são baseadas em parte em dados próprios, rodando em sua estrutura local ou na nuvem, e em parte em dados que chegam à aplicação por meio de APIs.
Por José Ricardo Tobias*
Jamais vivenciamos um período com situações tão incomuns. A pandemia mudou as relações interpessoais, a forma de trabalhar e até mesmo muitas de nossas percepções. Mesmo onde o pico da covid-19 já passou, as rotinas se alteraram, assim como algumas práticas. E muito ainda vai mudar daqui pra frente.
Por Fábio Tiepolo*
Temos que lembrar que a autorização para o uso da tecnologia só está válida enquanto a saúde pública estiver em colapso por conta da pandemia. Mas é certo que não podemos retroceder. O uso da tecnologia é um inegável que se trata de um avanço necessário para a medicina brasileira.
Por Gilson Missawa*
"Toda empresa é uma empresa de tecnologia". Esta frase foi dita por Peter Sondergaard no Gartner Symposium de 2013. Sete anos depois, podemos afirmar, diante do impacto que a transformação digital tem gerado em todas as indústrias e segmentos de mercado, que ele estava certo.
Por Victor Carreiro*
Uma pesquisa da Harvard Business Review Analytics Services mostra que 68% das companhias tiveram melhorias na rentabilidade dos seus negócios ao abraçarem à digitalização.
Por Luiz Felipe Teixeira*
Quem ainda pensa que a largura de banda é que importa está vivendo no passado.
Por Ricardo Recchi*
As empresas nacionais não estão se movimentando, pois não há penalidade para o descumprimento da LGPD. Mas, é aí que há um equívoco! A violação no tratamento de dados pessoais pode acarretar em multas de 2% do faturamento líquido da companhia, o que pode chegar a R$ 50 milhões. Além da possibilidade de divulgação da irregularidade pela empresa, tornando pública a infração.
Por Marisa Albuquerque*
Encerrada a consulta pública do Banco Central, o tema Open Banking ganha uma nova etapa no setor financeiro. Na prática, o o sistema caracteriza a obrigatoriedade de uma nova plataforma de relacionamento sem conexão com o Internet Banking.
Por Daniel Domeneghetti*
Adiada, ou não, para agosto de 2022, como propõe o deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) será um dos principais assuntos do ano na agenda executiva brasileira.
Por Guilherme Araújo *
Garantir a segurança da infraestrutura de TI demanda uma postura proativa, que invista em soluções e processos que mitiguem as possíveis ameaças, eliminando as brechas e vulnerabilidades que, porventura, existam dentro das organizações como um todo.
Por Eduardo Meirelles*
Os provedores de serviços Internet têm de investir em uma governança e em um planejamento financeiro para assegurar a rentabilidade e o sucesso do negócio.
Por Luca Belli*
Infraestruturas modernas, governança de cibersegurança eficiente e, particularmente, regras sólidas sobre proteção de dados são assuntos cruciais para o desenvolvimento inclusivo e sustentável de qualquer nação no mundo, observa o professor de Governança e Regulação da Internet da FGV Direito Rio, Luca Belli.
Por Marco Aurélio Peres*
A nova legislação, que entra em vigor em agosto de 2020, não é apenas sobre matéria jurídica, mas também de tecnologia, cultura, marketing e outros temas.
Por José Ricardo Moraes
O custo da conformidade é mais que financeiro, ele é operacional demandando investimentos contínuos. Para alcançar a conformidade as empresas destacaram muitos funcionários em dezenas de reuniões, consumindo centenas de horas de trabalho, sendo que, em algumas empresas, gastaram-se mais de 9 mil horas em reuniões de preparação.
Daniel Sim*
O mundo se dirige para um futuro tecnológico onde quantidades gigantescas de dados serão coletadas, analisadas e armazenadas e a edge computing é a tecnologia que está satisfazendo a demanda por menos latência e mais eficiência.
Por Gabriel Dias*
A nova tecnologia permitirá uma relação de comprometimento similar à relação de fãs com clubes de futebol, que acompanham novidades e participam ativamente na construção e evolução das marcas.